Exercícios para ganhar força | MH Top Trainer

Constantemente buscamos as formas de maximizar os nossos resultados através de novas dietas ou suplementos, mas, você já parou para se perguntar se o seu treino é o certo?

O certo é que muita gente baseia as suas rotinas de exercícios analíticos, sendo isso um erro. Os exercícios analíticos são aqueles como o bíceps ou as extensões de tríceps, em que apenas tocam a um único grupo muscular no movimento. Desta forma, acreditam que podem conseguir físicos espetaculares, mas isso raramente é assim.

O que eu quero lhe propor, em seu lugar, é que bancos a sua rotina em seis exercícios; o supino, o peso morto, o press militar, o remo com barra, agachamento e as dominadas, e em variantes de todos estes (press declinado, peso morto romeno, agachamento frontal, remo em punta…) e deixe os exercícios analíticos em um segundo plano.

Os exercícios que te proponho eu conhecidos como “multiarticulares”, e podem dar-lhe uma grande quantidade de vantagens em comparação com os analíticos.

Em primeiro lugar, as dores musculares que produzem os exercícios analíticos 24, 48 e 72 horas após o treino, são muito mais acentuadas do que as que provocam os exercícios multiarticulares. Isto implica que priorizar os analíticos exigirá que descansemos durante mais tempo e a carga semanal de treinamento são reduzidos, minimizando seus resultados.

Em segundo lugar, os exercícios que te proponho te permitem usar alavancas globais para produzir um pico de força muito maior. Desta forma você poderá mover pesos mais elevados e a sua capacidade para progredir será consideravelmente mais alta.

Em terceiro lugar, a funcionalidade que eles fornecem e a transferência de força a outros exercícios que ocorre é inegável. Embora pareça mentira, quanto mais forte seja no agachamento, mais forte será, em peso morto, e é que um agachamento provoca a ativação de mais de 200 músculos; os músculos envolvidos como os isquiotibiais também trabalham neste movimento, evitando que se caia ao chão ou para a frente. Se você quer melhorar em um movimento, o movimento inverso também deve ser forte.

Por último, os exercícios multiarticulares implicam uma maior resposta hormonal pós-treino é muito maior do que analíticos. Isso a longo prazo pode favorecer os seus ganhos de massa muscular, sua perda de gordura, o seu desempenho e até mesmo a sua saúde, por isso que é muito importante tê-lo em conta.

Considerando todos esses benefícios que oferecem os exercícios multiarticulares, em comparação com os monoarticulares, devias tentar construir a sua rotina com estes exercícios como base. Não excluyas os monoarticulares, já que estes podem ajudá-lo a conseguir um corpo mais atlético, mas priorizar os multiarticulares é uma opção que certamente fará muito mais em seu favor.

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